27 junho 2012

Cesar Ovalle



Creditado muitas vezes por aí como "Divulgação", o dono da maior parte das fotos da banda paulistana NX Zero tem nome: César Ovalle. A técnica, inovação e principalmente o instinto do fotógrafo chamou a atenção do quinteto, que o colocou na "cilada" de produzir a imagem que estamparia a capa do disco "Agora" (2008), hoje com mais de 100 mil cópias vendidas. De lá pra cá, além de acompanhar o grupo diariamente na estrada, assinou as fotografias do álbum Sete Chaves, Projeto Paralelo, 10 Anos Ao Vivo e dos respectivos DVD's.

A recompensa não veio de forma fácil. Exigiu de Cesinha dedicação,técnica e muito treino. Henri Cartier-Bresson estava certo quando disse que "suas primeiras 10 mil fotos são as piores". A experiência, unida com técnica e segurança caminham na busca da perfeição ao apostar em uma carreira que está longe de reconhecer seus bons profissionais. "Descobri que minha profissão pode ser um ótimo hobby. Saber usar a luz é uma arte, assim como capturá-la no momento certo. Brincar a sério com a luz é o meu lema", explica Ovalle.

Fotógrafo na profissão e também fotógrafo no hobby, Cesinha começou sua carreira, até então sem saber que viveria disso, quando começou a clicar em São José dos Campos, em 2000. Na mesma época, já cursava Rádio e TV na Umesp, de onde acabou se direcionando para as imagens estáticas. De lá, resolveu apostar na empreitada ao fazer o curso de fotografia na Escola Panamericana de Arte. Já longe do hobby e mais perto da profissão, mudou-se para Curitiba em 2005 e montou a agência F-ONZE Fotografia. Neste período, como bom fotógrafo, fez de tudo: casamentos, books, produtos, eventos e algumas exposições.

Foi em 2007 que o acaso o colocou no caminho do NX Zero e uma de suas paixões, a música. Ao receber uma inesperada ligação do guitarrista Gee, Cesinha teve que "se virar" para produzir as fotos para o próximo disco da banda, que na ocasião estava em Curitiba para um show. A "enrascada" os levou até a Ópera de Arame, famoso ponto turístico da cidade, de onde saiu a capa do álbum "Agora". A simplicidade da foto captura de forma direta e objetiva o momento do NX Zero, que lançava seu segundo CD, sob os olhares de toda a mídia. Desnecessário falar que o resultado foi um sucesso e só abriu novos caminhos, também para o quinteto, que ganhava agora um "sexto elemento" para registrar seus shows Brasil afora.

A exposição vinda com o NX Zero só aumentou a disputa pelos cliques de Cesinha, que vira e mexe registra ensaios para novas bandase novas capas de CD, como a dos curitibanos do Sabonetes e a dos paulistanos Fake Number. De lá pra cá, chegou a ser convidadopela Coca-Cola para dar uma palestra e workshop de fotografia em Ribeirão Preto em 2009.

Confiantes com o trabalho do fotógrafo, o NX Zero não só lhe entregou as capas dos álbuns Agora, Sete Chaves, Projeto Paralelo e do Ao vivo,como também a direção do clipe Espero a Minha Vez (indicado e vencedor do Prêmio Multishow 2010), direção de fotografia de Só Rezo (indicado ao VMB 2010), direção de fotografia de Onde Estiver, imagens e direção de fotografia do DVD Nx Zero – Sete Chaves (indicado ao Prêmio Multishow) e direção geral do novo DVD da banda, Projeto Paralelo - lançado esse ano. Para quem ainda não se cansou de tantas clicadas, vale conferir o twitter (@cesinha), que, no tempo livre, ainda tira mais (!!!) fotos postando comentários e dicas sobre fotografia.

Paralelo ao trabalho com o NXZERO, César Ovalle também participa de algumas outras empreitadas, como foi no caso do documentário "Acesso Livre" que vem como bônus no DVD "Ao Vivo no Rio" de Luan Santana; e também suou fazendo uma das câmeras do novo DVD ao vivo da Pitty gravado no Circo Voador no Rio de Janeiro.

Por Osmar Portilho​​

Nenhum comentário: